sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A mata atlantica e o parque municipal do Trabiju em Pindamonhangaba - SP


O municipio de Pindamonhangaba, esta localizado sobre o bioma de mata atlântica, considerada pela UNESCO patrimônio natural da humanidade.
Este bioma riquissimo se enconta ameaçado pelas atividades humanas, desde o periodo colônial, quando iniciou o corte do Pau-Brasil, depois com as culturas de cana de açucar no Nordeste, café e mineração no Sudeste e sofre ações antrópicas até hoje, pois concentra 80% da população brasileira e grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, entre outras grandes cidades brasileiras como Pindamonhangaba municipio do Vale do Paraiba paulista que possui um parque municipal que preserva uma faixa importante desta floresta, rica em biodiversidade.  
O parque municipal do Trabiju oferece visitas monitoradas para trabalhos de campo e atividades de lazer e trabalhos pedagógicos junto as escolas e instituições em geral com agendamento antecipado junto a prefeitura municipal de Pindamonhangaba.
O parque possui uma rica biodiversidade de plantas e animais, incluindo espécies ameaçadas de extinção como o Jacu, Onça Parda, Pavo, Muriqui entre muitas espécies de anfibios, répteis e insetos como a nativa abelha Jatai, além de espécies de vegetais como o palmito Juçara, Ingá, Canela, Bromélias entre inumeras espécies de árvores nativas ameaçadas de extinção.
O parque possui inumeras trilhas para que o visitante possa conhecer o interior da mata e sua rica biodiversidade de plantas, seus animais nativos, além das nascentes que no passado abastecia o municipio de Pindamonhangaba.
Para quem curti a natureza vale a pena conhecer este pedaço de mata atlântica preservado em nosso municipio e suas belezas naturais.

2 comentários:

  1. Trabalho de campo no parque municipal do Trabiju em Pindamonhangaba, feito como complemento do curso "Implementaçao ao curriculo de Geografia"
    Equpe de professores e da coordenadora da oficina pedagogica de Geografia - PCOP ARLETE FERNANDES.

    ResponderExcluir
  2. Oie Professor!
    Aqui é sua aluna Daniele da 7°D!
    Parabéns!!
    Amei seu blog!!

    ResponderExcluir

Aos que curtem natureza, em defesa do nosso Planeta - GEOGRAFIA CIÊNCIA DA TERRA